Foram cumpridos na manhã desta terça-feira (4), em Cruz Alta, pela Polícia Civil, três ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão e um de busca e apreensão.
No Presídio Estadual de Cruz Alta, os policiais apreenderam um caderno com anotações e carregadores com um detendo de 32 anos, que possui antecedentes por latrocínio, roubo, porte ilegal de arma de uso restrito, homicídio qualificado, estupro, tráfico de drogas, associação para o tráfico, receptação e organização criminosa, e que também comanda o tráfico em outras cidades da Região Central.
Já no Bairro Ferroviário, um outro homem de 32 anos, também com extensa ficha criminal, foi preso suspeito de ser um dos líderes do tráfico na região.
A investigação começou após dois suspeitos serem presos por tráfico de drogas, no dia 12 de maio, em Cruz Alta. Na ocasião, foi possível chegar aos dois líderes do tráfico em Júlio de Castilhos, os quais não apenas passavam ordens e orientavam a como vender drogas, mas revelavam dicas sobre onde esconder, como fazer a contabilidade e indicavam possíveis usuários.
Os suspeitos detidos em maio estariam planejando um roubo em uma propriedade rural, o qual foi frustrado devido às prisões.
A ação foi coordenada pelo delegado Adriano Winkelmann De Rossi, titular da DP/Júlio de Castilhos, e contou com o apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cruz Alta e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).